Como a liberdade de pensamentos influencia nossas relações interpessoais?
- Letra Espírita
- 22 de jun.
- 4 min de leitura

Por: Luciane Soek
Liberdade de pensamento é a capacidade de refletir, analisar e formar opiniões sem imposição externa. Temos liberdade plena de pensamentos, é ilimitada, podemos pensar o que quisermos.
No pensamento desfruta o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como por-lhe limitações. É um princípio fundamental em sociedades democráticas e está ligado à liberdade de expressão e consciência.
Nosso Codificador da Doutrina Espírita, em O Livro dos Espíritos nos ensina na questão 833:
833. Haverá no homem alguma coisa que escape a todo constrangimento e pela qual goze ele de absoluta liberdade?
No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe peias. Pode-se-lhe deter o voo, não aniquilá-lo (KARDEC, 2022, p. 301).
Somos livres para pensar o que quisermos, entretanto, somos também responsáveis pelo que cultivamos em nossa mente. Temos a capacidade de influenciar e sermos influenciados por outra pessoa.
Os pensamentos positivos e salutares geram paciência, harmonia e compressão nos relacionamentos. E os pensamentos negativos e deletérios geram conflitos, intolerância e afastamentos.
Segundo a Doutrina Espírita, o tipo de pensamentos que cultivamos em nossa mente atrai companhias espirituais compatíveis, influenciando ainda mais nossas relações.
O pensamento é matéria imponderável, fluídica, esse pensamento no Mundo Espiritual se materializa, chamado de formas pensamentos. Ele cria vida e qualquer Espírito perto de nós consegue identificar essa forma pensamento, e podemos com isso repelir energias maléficas ou podemos atrair energias benéficas. Tudo no Universo é sintonia. Com a sintonia vibratória podemos atrair bons Espíritos ou inferiores (FREIRE, on-line 2019).
Em O Livro dos Espíritos, nas questões 459 e 460, Kardec nos instrui:
459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem.
460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos?
Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que, frequentemente, muitos pensamentos vos acodem a um tempo sobre o mesmo assunto e, não raro, contrários uns aos outros. Pois bem! No conjunto deles, estão sempre de mistura os vossos com os nossos. Daí a incerteza em que vos vedes. É que tendes em vós duas ideias a se combaterem (KARDEC, 2022. p. 194-195).
A conexão com Espíritos Bons ou inferiores depende dos nossos pensamentos.
A Doutrina Espírita sempre destacou a importância do bem pensar, da reflexão e do conhecimento interno para nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, mostrando-nos a importância do pensamento como força de atração criadora e realização de sonhos e na construção de perceptivas salutares para a vida e o futuro imediato (TEIXEIRA, 2008, on-line).
A liberdade de pensamento tem um impacto profundo nas relações interpessoais. E como podemos melhorar nossas relações interpessoais, usando a liberdade de pensamentos?
- Desenvolver autoconhecimento, se conhecendo e observando o que estamos pensando e sentindo no dia a dia.
- Praticar a vigilância mental, buscando manter a qualidade dos pensamentos, mantendo pensamentos salutares.
- Respeito e tolerância ao próximo: quando há liberdade de pensamentos, o indivíduo aprende a respeitar diferentes opiniões, tornando as relações mais abertas e saudáveis.
- Nem sempre a liberdade de pensamento gera harmonia e diferentes opiniões podem levar a conflitos. Devemos ouvir e levar em consideração as opiniões alheias, sempre com empatia, ouvindo e respeitando.
- Fazendo uso do silêncio e da reflexão, evitando reações impulsivas que podem gerar conflitos. A liberdade de pensamentos pode fortalecer ou desafiar as relações interpessoais.
- Conectar-se com leituras edificantes, preces e reflexões que fortalecem uma visão mais equilibrada e amorosa sobre a vida.
- Reforma íntima, procurando dentro de si o que necessita melhorar-se.
- Renovar os pensamentos, por mais difícil que seja, se esforçando e trabalhando para que isso ocorra.
Na Bíblia Sagrada, em Romanos 12:02, tem-se: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Relações baseadas em respeito e na troca de ideias promovem a evolução moral e intelectual de todos os envolvidos.
Deixamos uma pergunta, caro leitor: como tenho usado minha liberdade de pensamento nas minhas relações? Tenho contribuído para a harmonia ou para conflitos?
Querido leitor, confie em Jesus, pois Ele está sempre ao seu lado para te fortalecer, guiar e te proporcionar discernimento.
==========
Referências:
1- BÍBLIA. Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução: João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2007.
2- FREIRE, Evelyn. Liberdade De Pensar e de Consciência, Livre-arbítrio e responsabilidade. 2019. Disponível em: https://youtu.be/ean4HfnnVpI?si=1bPxxgyRlIRAKCHa. Acesso em 10 de Março de 2025.
3- FREIRE, Evelyn. Palestra Como Nossos Pensamentos Influenciam Nossa Vida. 2020. Disponível em: https://youtu.be/jRxuXN0wv2E?si=t3TMCi-F8SeFMZTh. Acesso em 10 de Março de 2025.
4- KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2022.
5- TEIXEIRA, Raul. Influência Espiritual. Federação Espírita do Paraná. 2022.
Disponível em: https://www.feparana.com.br/topico/?topico=2181. Acesso em 10 de março de 2025.
Comments