Por: Priscila Gonçalves
Já disse André Luiz: “Quando o servidor está pronto o serviço aparece.”
E quando, afinal de contas, estamos a trabalhar na Seara de Jesus?
Aprender a ouvir e ver quem somos é parte crucial no trabalho de autoconhecimento, trabalho este que ocorre durante toda uma vida, e vai desde entender nossos gostos pessoais, até aprimorar nossos talentos e habilidades. No entanto, é primoroso também, utilizar estes talentos e habilidades no trabalho para o Bem.
Há quem diga que, não possui nenhum talento especial. Mas não existe um talento mais ou menos especial, todos são importantes nos locais certos.
Se você possui uma habilidade excepcional para cozinhar e passa sua vida trabalhando em um laboratório, com toda certeza, ali seu talento será pouco ou nada utilizado, no entanto, se você migrar para um estabelecimento alimentício, obterá grandioso sucesso profissional.
O mesmo tende a ocorrer quando nós, espíritas, frequentes ou não, nos deparamos com a necessidade do trabalho nas casas, em organizações, e também, em nosso lar. O chamado para utilizar nossos talentos. Talentos estes que podem ser da escuta, e auxiliar um irmão ouvindo seus problemas e questões, para que possa acalentá-lo, a comunicação para ministrar bons estudos, e, concomitantemente é necessário que saibamos ser humildes e trabalhar esta humildade, pois, muitos de nós ainda tendemos ao egoísmo e à soberba.
Os trabalhos são muitos, e não é necessário que saibamos fazer, basta que tenhamos boa vontade em aprender e entregar nosso corpo e espírito com amor à tarefa.
O trabalho promove o bom e o bem em quem o faz e em quem o recebe. Nos colocar a serviço de Deus, ocupa nossa mente, nosso coração, nos faz desligar um pouco das nossas dores, e nos enriquece de diversas formas. O trabalho feito com amor, enriquece o lugar que Deus nos colocou nesta Terra de provas e expiações, nos faz ser mais fraternos com nossos irmãos e com nós mesmos.
674. A necessidade do trabalho é uma lei da Natureza?
— O trabalho é uma lei da Natureza e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres.
675. Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais?
— Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.
Trabalhamos remuneradamente pois necessitamos aqui na Terra de recursos financeiros, mas é imprescindível para aquele que deseja estar melhor consigo mesmo, trabalhar em prol do Amor também.
Engana-se também quem pense erroneamente que, o espírito não trabalha. Não, não! Nos desdobramentos somos chamados e acompanhados pelos nossos mentores ao trabalho em várias esferas e diversos pontos do orbe, a depender do grau evolutivo de cada um. O importante é que sempre tenhamos boa vontade, e assim, o trabalho nos vem para que possamos também exercê-lo com gratidão à Espiritualidade e à Jesus que nos concedeu a oportunidade de servir ao Senhor. Devemos ser gratos a esta oportunidade, pois, é através do trabalho na Seara de Jesus que podemos resgatar nossos débitos junto aos nossos possíveis desafetos, exercendo a caridade e a fraternidade.
==========
Referência:
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 227. ed. [S. l.: s. n.], 2009
Comments