top of page

O trabalho assistencial à distância


Por: Angelica Martins Lenartevitz


O distanciamento social que enfrentamos é um dos impactos da pandemia do COVID-19, que promoveu o aumento do uso da internet e seus serviços em diversas áreas, como na educação, na reorganização dos trabalhadores, com a adesão do home office, ocasionando cancelamento temporário dos atendimentos à assistência espiritual, que por sua vez, visando proporcionar acolhimento e promover os trabalhos assistenciais espirituais, muitos centros e organizações espiritas desenvolveram atividades online, com objetivo de diminuir o distanciamento social, divulgar materiais e ensinamentos doutrinários e promover a fluidificação e irradiações (passes) a distância.


No decorrer dos anos, muitos questionamentos surgiram sobre a internet e seus efeitos na evolução, seus perigos e vícios, em resposta a nossas dúvidas, temos o livre arbítrio, para utilizar dos meios de comunicação para o bem, e para auxiliar nossa evolução, como podemos observar no capitulo 14, item 18 do livro A Gênese.


Hoje temos sessões de irradiações (passes) a distância, acolhimento, preces coletivas, conversas fraternas online. Mas, os trabalhos assistenciais a distancia tem o mesmo efeito? A resposta para esse questionamento, nada mais é que nossos próprios pensamentos, vejamos o capitulo 14, item 18 do livro A Gênese de Allan Kardec: “O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos espirituais, como o dos desencarnados, e se transmite de Espírito a Espírito pelas mesmas vias e, conforme seja bom ou mau, saneia ou vicia os fluidos ambientes. Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e sua irradiação, o períspirito com eles se confunde. Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular.” (A Gênese)


Nossos pensamentos tem um papel fundamental em nossos fluidos, auxiliando nos processos de cura, de estado vibracional, quando realizamos o passe ou a fluidificação da água, estamos atuando e colaborando junto com os espíritos superiores neste processo, com nossos pensamentos, determinando quais energias estamos suscetíveis a “deixar entrar” em nossos corpos, na água que será fluidificada e no ambiente, possuímos, em nós mesmos, de acordo com O Livro dos Espíritos, pergunta 662, pelos pensamentos e a vontade, um poder de ação que se estende além dos limites da nossa esfera corporal.


É comum encontrarmos pessoas que preferem “tomar passes” diretamente no local das reuniões, com pensamento que seja “mais forte”, assim, reforçando a ação dos pensamentos, que devem ser vigiados, para sempre vibrarmos em harmonia com os bons espíritos, colhendo os benefícios de todo o trabalho, como presencial e a distância.


Nota-se que os meios de comunicação aproximam e quebram barreiras, levando mensagens de entes queridos a longas distancias, e também levando conhecimento, como é o caso dos canais espiritistas que divulgam ensinamentos, confortam, e ampliam essa rede “do bem”, assim como nossos pensamentos percorrem longas distâncias num mesmo plano de vida ou entre os planos físico e espiritual.

Não somente para nós mesmos, mas para outros irmãos que necessitam de ajuda, com exemplo das preces coletivas, visível no capitulo Ação da prece, nos dizendo que aquele que não está dominado pelo egoísmo se rejubila com o bem que chega a seu próximo, mesmo quando não tenha solicitado pela prece.


Estamos a cada dia desenvolvendo mais tecnologias que irão auxiliar em nossa caminhada, temos o dever como Espiritas de auxiliar este progresso, apresentando de diversas formas e meios de comunicação os ensinamentos, passados pelos espíritos, para quebrar o paradigma que a Internet trouxe no inicio do século, utilizando-a em nosso favor e não contra nós.


==========

Referências:

KARDEC, Allan. A Gênese. Editora IDE, SP, 183° edição, 2021.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: Princípios da Doutrina Espírita. Editora IDE, SP, 183° edição, 2021.

137 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page