Depressão, Espiritualidade e esportes
- Letra Espírita
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Por: Guilherme Carvalho
Aflora na sociedade hodierna transtornos de vários portes; alguns se restringem a ordem comportamental da criatura, onde, a partir da sua mundividência, angaria seus próprios conceitos sobre a realidade e os quer impor a todos. Outros além partem para a esfera psíquica do ser e o desequilibram, generalizando assim, por meio de vidas vazias uma corrente de contaminação que atinge em cheio a sociedade, considerando-se instável e doente.
Em sendo analisada e estudada, identifica a ciência algumas causas preponderantes a evoluírem para uma depressão, listadas no Ministério da Saúde; são elas fatores genéticos, bioquímicos cerebrais, eventos vitais, além de outros não citados. Entretanto, limitando-se a ciência na observância apenas da existência física atual, deixa escapar causas anteriores para os efeitos “inexplicáveis”.
Através do Espiritismo, empreendemos a relação homem-Espírito e a compreendemos invertida em sua prioridade de execução, sendo importante mudar a rota da educação íntima para Espírito-homem. Encontramos a doença como emanação do Espírito tresloucado. A saúde, desta forma, vai além dos horizontes hoje exarados nos grupos acadêmicos de estudo da vida.
A Benfeitora Joanna de Ângelis, em sua obra Libertação do Sofrimento, narra no que concerne os hábitos mentais, diretrizes seguras para o restabelecimento e a libertação de todas as dores que em sociedade enfrentamos por vezes sem enxergar o Arrimo Divino que a todos se faz presente: “Cuida de avaliar a faixa mental em que te encontras, verificando quais os pensamentos que te agradam e aqueles que te afligem” (FRANCO, 2023, p. 63). Prossegue na tratativa: “Mantém-te vigilante em relação às ideias perniciosas, portadoras de carga emocional infeliz, não as acolhendo, e sempre as substituindo por outras possuidoras de significado superior, capazes de manter-te em clima de equilíbrio” (FRANCO, 2023, p. 63).
Espiritualidade, neste sentido, é a vivência dos postulados do Espírito; conhecendo-se as tendências, temos o caminho mais correto para agirmos com o remédio salutar da reestruturação dos hábitos e atavismos decorrentes das encarnações sucessivas, em que esta não era uma questão pensada por nós.
Com isto, relembramos ser necessário cuidar do corpo e do Espírito, para os padrões de saúde terrena, nos defrontamos invariavelmente com o esporte como condutor de bem-estar para o ser humano.
Praticá-lo sem os excessos da vaidade em ser visto, respeitando-se a si mesmo, configura-se como componente imprescindível para o restabelecimento da saúde, visando num futuro, onde construiremos o Homem Integral, conforme demonstrou o Mestre Jesus.
Transforma os teus dias, desprendendo-se dos liames grosseiros que te atavam aos círculos viciosos do pensamento negativista, das emotividades pessimistas e da vida sem valor. Atribui ao Evangelho tua destinação, e então com as bem-aventuranças que o Cristo Jesus nos deixou, constatarás que caminhas para o assertivo reajuste de consciência que te libertará de ti mesmo para a ascensão espiritual que anelas.
==========
Referências:
1- FRANCO, Divaldo Pereira. Libertação do Sofrimento. 2 ed. / Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador: LEAL, 2023.
2- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Depressão. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao. Acesso em: 14/06/2025.
Comentários