Há esporte no Plano Espiritual?
- Letra Espírita

- 27 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Por: Sthephannie Silva
Na relação entre corpo, mente e Espírito, surge uma questão interessante: Existe esporte no Plano Espiritual? A resposta, de acordo com relatos mediúnicos e estudos da literatura espírita, é sim, mas com algumas diferenças importantes em relação ao nosso plano físico.
No Plano Espiritual, o esporte é praticado como forma de equilíbrio, lazer e aprimoramento das energias sutis. Embora não haja um corpo físico como o nosso, os Espíritos ainda mantêm certa forma e densidade energética, o que permite movimentos, gestos e ações que se assemelham ao que fazemos na Terra. Praticar esportes no Plano Espiritual está voltado ao bem-estar, à harmonia, à confraternização e à elevação moral, não à competição desenfreada ou ego.
O esporte é uma necessidade às atividades intensas nos mundos de formas, pois evita a saturação mental. Podeis verificar que as aves, os animais e as crianças, principalmente na infância, são irrequietos e dinâmicos, buscam e executam movimentos que lhes absorvem o excesso de força "vital-nervosa" própria dos organismos em desenvolvimento. A infância humana, expansiva e despreocupada de convenções ou preconceitos, não se submete a artificialismos nem comprime os seus desejos veementes (RAMATIS, 2015, p. 102).
Enquanto encarnados, cuidar do corpo é cuidar do Espírito através de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios, alimentação equilibrada, sono adequado e equilíbrio emocional. Assim, criamos um ambiente interno, mais favorável para que o Espírito se manifeste com mais clareza, serenidade e força.
Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a Lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa (KARDEC, 2023, p. 221).
O sedentarismo, os vícios e os excessos geram não só doenças físicas, mas também desequilíbrios espirituais, isso porque o Espírito, mesmo Imortal, sofre as consequências das escolhas do corpo físico. Quando abusamos da matéria, criamos cargas energéticas pesadas que, após o desencarne, podem perdurar, dificultando nossa adaptação ao Plano Espiritual.
O apóstolo Paulo dizia: “O corpo é o templo do Espírito Santo.” Quando entendemos essa verdade, percebemos que o cuidado com a saúde física é um ato espiritual, a prática de esportes, nesse contexto, deixa de ser apenas uma atividade física e se torna um ato de amor-próprio e de respeito à vida que nos foi confiada.
A Espiritualidade não exige perfeição, mas sim esforço contínuo e amor pelas dádivas que recebemos; e o corpo é uma delas, cuide dele com carinho, movimente-se, respire fundo, tenha bons hábitos, a sua alma agradece.
==========
Referências:
1- KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro]. Campos dos Goytacazes-RJ: Editora Letra Espírita.
2- MAES, Hercílio. A Vida no Planeta Marte e os Discos Voadores. 1ª edição mar. 2015 - Editora do Conhecimento.




Comentários